quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Mascar chiclete ajuda na recuperação da cesariana

Crédito: site Saúde Melhor

Sei que o título do post pode parecer brincadeira, mas é o que apontam os achados de uma recente revisão sistemática e metanálise publicada pela Colaboração Cochrane, conduzida por pesquisadores brasileiros, do programa de Saúde Baseada em Evidências, da Escola Paulista de Medicina, da UNIFESP.
Parece que o hábito de mascar chiclete melhora a recuperação da função intestinal. Você pode conferir o resumo da pesquisa aqui neste link. Vale dizer que o material está todo publicado em inglês. Vamos torcer para que o pessoal da Cochrane Brazil traduza para o português o quanto antes para que o público em geral possa ter acesso a esses dados ricos.
Você sabe o que é uma revisão sistemática e metanálise? Este é um assunto complexo, que dá muito pano para a manga e vale um post a parte. Resumindo de forma superficial: dentro do universo da Saúde Baseada em Evidências (SBE), é o tipo de pesquisa com método e análises estatísticas que precisam seguir padrões extremamente rigorosos. O resultado disto é que os achados das revisões sistemáticas e metanálises apresentam maior seriedade, precisão e confiabilidade. Ocupam o topo da pirâmide de evidências científicas.
Você já ouviu falar da Colaboração Cochrane? Conhecer essa entidade sem fins lucrativos pode mudar sua vida para melhor. A Cochrane é uma rede global independente de mais de 38 mil pessoas que buscam as melhores evidências científicas quando o assunto é saúde. São pesquisadores, pacientes, profissionais e pessoas comuns interessadas em encontrar soluções para tratamentos, prevenções e tecnologia em saúde. Os integrantes da Cochrane estão em constante busca para identificar e avaliar soluções que apresentem melhor eficácia, efetividade e segurança. Aqui no Brasil temos a honra de ter um dos centros da Colaboração, a Cochrane Brazil. Que honra, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário